Rede de propaganda boca a boca

Como criar uma rede de propaganda boca a boca.

Orientação para empresários / gerentes

Os alunos entusiasmados podem ser a sua melhor equipe de vendas. A razão é bastante simples: os alunos não são pagos para elogiar. Quando um aluno torna-se um admirador da sua marca, significa que você mereceu isso. Sempre que adquirem um produto ou serviço, os seus clientes se sentem como membros de um clube especial.

Mas um aluno fiel sozinho não forma uma equipe de vendas. O segredo é transformar o aluno dedicado em um promotor que faça propaganda e converta os amigos, a família e os colegas em novos alunos. Ao gerar comentários positivos, você promove uma equipe de vendas formada por voluntários que conquistam outros alunos, aumentam as vendas e as verbas do marketing. Veja a seguir três formas básicas de convencer as pessoas a falarem bem do seu negócio. À medida que você desenvolver a equipe de vendas, encontrará outras opções adequadas à sua empresa.

DICA:

Os vales-presentes são outra forma de conquistar a admiração e a indicação dos clientes. Envie vales-presentes para seus melhores alunos em datas especiais do ano, agradecendo pela fidelidade e encorajando-os a renovarem seus planos e comprar mais produtos da sua marca. A oferta de vales-presentes também é uma excelente forma de apresentar sua empresa para novos clientes, abrindo portas em novos negócios fiéis.

1. Crie um programa de indicação

O ponto de partida mais simples é pedir aos alunos que já são fãs para recomendá-lo. Primeiro, faça com que eles saibam que você está criando um programa de indicação enviando uma carta ou um cartão postal que destaque a importância deles. Explique que a opinião deles é muito importante para a manutenção da qualidade da sua empresa. Você obterá uma resposta melhor se incluir um incentivo – como um desconto no próximo pedido ou um brinde por indicação enviada.

Para obter cada vez mais defensores, envie a carta sobre o seu programa de indicação a cada novo aluno poucos dias após a primeira mensalidade deles. Você também pode pedir depoimentos por escrito sobre seus produtos, que podem ser incluídos em malas diretas, cartões postais ou folhetos, ou colocados no site da Web e incluídos em e-mails. Envie estes depoimentos para listas de clientes direcionadas, junto com materiais de vendas apropriados.

As indicações de clientes fiéis também podem ser enviadas para clientes em potencial para ajudar a abrir portas ou apresentar a sua empresa para contatos importantes. Por exemplo: “O seu amigo “XX” achou que você gostaria de ver isto”. Depois, faça ligações telefônicas.

Depois que você definir o programa de indicação controle as indicações. Cada contato comercial deve identificar rapidamente a fonte da indicação, seja por anúncio, mala direta, seminário, feira de negócios, indicação interna, indicação externa, parceiro ou relações públicas.

Além disso, o relatório deve fornecer informações sobre os clientes com os quais você deseja entrar em contato. Este relatório formatado previamente lista todas as contas e contatos comerciais, agrupados por tipo de indicação, seja por anúncio, mala direta, seminário, feira de negócios, indicação interna, indicação externa, parceiro ou relações públicas.

2. Exalte o seu perfil

Você pode gerar publicidade positiva para promover sua empresa, seja qual for o seu ramo, artigos de luxo exclusivos ou objetos simples em larga escala. Mas para que se conquiste o reconhecimento, é necessário um esforço contínuo.

Como um serviço profissional, você pode se posicionar como uma autoridade de grande importância perante a mídia ou os repórteres de notícias sobre o setor. Para isto, é necessário investir na criação de um discurso inovador, pesquisa ou posição de defesa que permita que você seja notado em conferências ou feiras de negócios. Você também pode contratar um publicitário para auxiliar na construção da sua imagem. Estes profissionais geralmente são pagos por projeto ou por desempenho. Por isso, você não corre o risco de ter que pagar altas comissões.

Ou, você mesmo pode fazer a sua publicidade. Por exemplo, contando a história dos seus antepassados ou dando destaque às receitas de família. Seu objetivo é criar uma história cheia de emoção ou um gancho para atrair a imprensa.
Você também pode se identificar com uma causa ou caridade. A empresa de sorvetes Ben e Jerry, por exemplo, foi fundada com apenas US$ 12.000,00 em 1978. Mas os dois proprietários criaram uma potência nacional ao venderem sabores não convencionais a preços altos e com a ajuda da boa vontade da filantropia. Antes disso, poucas empresas falavam sobre responsabilidade social. Hoje em dia, centenas fazem isso.

De qualquer forma, o que importa é a sinceridade. Promova apenas o que você acreditar. Para começar a criar publicidade, crie um kit de mídia pessoal e empresarial, que pode ser feito rapidamente em seu computador.

3. Escolha parceiros inteligentes

Ao estabelecer alianças com empresas que tenham o mesmo tipo de clientes que a sua, você criará uma rede de clientes que farão propaganda boca a boca da sua empresa. Por exemplo, se você for um personal trainer, poderá deixar seus cartões de visita na recepção de uma clínica. Da mesma forma, uma nutricionista poderá colocar alguns cartazes no quadro de avisos do seu estúdio.

Você pode fazer parceria com uma empresa de acessórios fitness. Esta empresa pode enviar seus panfletos junto com as faturas mensais, colocar dentro das correspondências e também colocar uma pilha de panfletos no balcão, para os clientes. Você, obviamente, fará o mesmo. Empresas de comida saudável que fazem entregas em domicílio podem fazer outro tipo de combinação. As opções são ilimitadas.

Você também pode fazer combinações especiais com parceiros para oferecer descontos ou ofertas especiais – impressos no verso dos panfletos – disponíveis somente aos clientes fiéis a ambas as empresas.

Não se esqueça dos fornecedores e vendedores. Peça que eles recomendem sua empresa. Lembre-os que ao fazerem referência do seu potencial de vendas ou do seu negócio, o negócio deles também será beneficiado. Para que isso funcione, você deve retribuir o favor.

Os especialistas dizem que as indicações dos clientes e a propaganda boca a boca são mais eficientes do que qualquer outro tipo de marketing.

Autora: Joanna L. Krotz adaptado por Wellington P. Oliveira

 

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