Dificuldades na execução do planejamento

É muito comum encontrar empresas que não conseguem executar seus Planejamentos Estratégicos e Táticos.
Talvez a parte mais fácil seja escrever o Planejamento Estratégico e Tático. A distância entre sua elaboração e sua execução pode ser um abismo dependendo, principalmente, da equipe responsável por sua elaboração.

Os Planejamentos de todas as áreas da empresa devem estar completamente alinhados com o Planejamento Financeiro. Por exemplo, no Planejamento de Marketing não adianta planejar uma campanha publicitária sem ter a certeza de que o capital necessário para tal campanha estará disponível no caixa da empresa na data prevista. Endividar sua empresa para executar tal campanha também não é um bom caminho a ser seguido.

A falta de qualquer recurso (capital financeiro, capital intelectual, humano etc) poderá prejudicar a execução do Planejamento Estratégico. Também não é recomendável basear seu Planejamento em cenários otimistas. Recomendo que desenhe cenários realistas ou pessimistas e acrescente o cenário otimista através da inclusão de metas arrojadas ou super metas. Importante ressaltar o risco da definição de metas inatingíveis ou quase impossíveis de se alcançar.

Trabalhe arduamente e com competência para encontrar resultados que superem suas metas realistas.

Se encontrar dificuldades em executar seu Planejamento Estratégico e Tático, ajuste-o a atual realidade da sua empresa. Não se esqueça de avaliar mensalmente ou bimestralmente o sincronismo dos Planejamentos.

Bons negócios


Autor: Wellington Pereira de Oliveira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *