Dicas para realização de exercícios

 

 

Até para praticar exercícios físicos necessitamos de um pouco de organização para obtermos bons resultados. Veja abaixo algumas dicas:

  • Realize o exame médico antes de praticar exercícios e um check-up anualmente;
  • Faça a sua avaliação física para identificar o marco zero e depois reavalie-se periodicamente para verificar os resultados e, consequentemente, ajustar o treinamento e a dieta, se for necessário;
  • Encaminhe seu exame médico e sua avaliação física (inclusive com seu VO²máx - capacidade de gastar calorias durante o exercício) a um nutricionista. Lembre-se que exercícios físicos e alimentação adequada lhe possibilitarão alcançar seus objetivos mais rapidamente;
  • Use roupas e calçados adequados e confortáveis;
  • Beba líquidos antes, durante e após o exercício (sem excesso);
  • Pratique exercícios físicos somente quando se sentir bem. Porém, se você é sedentário, deverá ser disciplinado e compromissado nos primeiros meses;
  • Realize sempre um aquecimento antes dos exercícios físicos e alongue-se ao final;
  • Alimente-se até 2 horas antes do exercício;
  • Respeite os limites do seu corpo;
  • Em caso de dúvida procure orientação do seu professor;
  • Mantenha o seu professor informado sobre qualquer sintoma;
  • Evite os exageros com a prática de exercícios e dietas rigorosas;
  • Evite exercícios prejudiciais à sua saúde (fale com seu professor);
  • Evite hábitos prejudiciais à sua saúde como:
    • Fumo;
    • Bebidas alcoólicas;
    • Excesso de alimentos gordurosos e ricos em açúcar;
    • Automedicação;
    • Poucas horas de sono;
    • Falta de lazer;
    • Sofrer algum tipo de angustia emocional (estresse, ansiedade ou depressão) sem pedir ajuda aos profissionais da saúde que lhe acompanham.

Autor: Wellington Pereira de Oliveira.

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